Quantas provas do ENCCEJA serão aplicadas em 2021? Quer saber a data das PROVA do ENCCEJA em 2021 e os detalhes do EXAME? Veja tudo sobre a AVALIAÇÃO e seu PRAZO para terminar os ESTUDOS!
O sonho de muita gente é concluir o ensino fundamental e médio. Para essas pessoas, o ENCCEJA é uma das melhores maneiras para a conclusão da educação. A prova já está confirmada em 2021, e vários detalhes importantes já foram divulgados.
Explicamos abaixo tudo sobre o ENCCEJA de 2021, se vão ser realizados dois exames, a data das provas e tudo que você precisa saber para se preparar para a avaliação.
Imagem: Divulgação
Conteúdo
Vai ter dois ENCCEJA em 2021?
Uma das maiores dúvidas dos inscritos no ENCCEJA é a quantidade de provas por ano. Muitos querem saber se 2021 contará com duas edições do exame, ou se a versão de 2020 será realizada no ano atual, já que a avaliação do ano passado foi adiada devido à pandemia.
Primeiramente, é bom saber que 2021 NÃO TERÁ 2 ENCCEJA! A edição de 2020 foi adiada para abril de 2021, e deve ser a única prova da modalidade a ser aplicada no ano atual. Estudantes deverão se preparar exclusivamente para o exame de abril.
Mas afinal de contas, por que não vão acontecer dois ENCCEJA em 2021? A resposta se encontra no Inep, administrador do exame. Nos primeiros meses do ano, o órgão do governo fica ocupado com o ENEM, e após a realização da prova, volta as atenções para o ENCCEJA.
Como o planejamento de uma prova abrangente como o ENCCEJA precisa ser feito com muita antecedência, o Inep não terá tempo para aplicar outro exame em 2021 – já que vários meses são necessários para a coleta das inscrições e para a correção das provas.
Sendo assim, o próximo ENCCEJA (após a prova de Abril), deverá ser aplicado apenas em 2021. Vale lembrar que o exame não tem uma data fixa em todos os anos, e seu cronograma é sempre definido de acordo com as instruções do Inep.
Quando será aplicada a ÚNICA PROVA do ENCCEJA de 2021?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) será realizado no dia 25 de abril. A prova será aplicada em todos os estados da União, além do Distrito Federal, respeitando todos os protocolos contra a COVID-19.
Segundo o Inep, 1.630.046 pessoas já se inscreveram para o exame. 301.438 estão buscando a certificação do ensino fundamental, e 1.328.608 estão interessados na conclusão do ensino médio.
Como será feita a aplicação da prova em 2021?
As quatro provas de certificação do ENCCEJA são divididas de acordo com as disciplinas do ensino fundamental e médio. Os inscritos no novo ENCCEJA que já participaram de edições anteriores podem selecionar apenas as provas em que não conseguiram as notas necessárias para a obtenção da certificação.
Nas provas do ensino fundamental, os participantes são avaliados em ciências naturais; matemática; língua portuguesa; artes; educação física; língua estrangeira moderna; redação; história e geografia.
Em relação ao ensino médio, serão analisados os conhecimentos em ciências na natureza; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
A partir da escolha das avaliações pelo participante, podem ser aplicadas até quatro provas – cada uma com 30 questões objetivas, de múltipla escolha – e uma prova de redação.
Os participantes que solicitaram atendimento especializado ou tratamento pelo nome social já podem verificar se o Inep aceitou o pedido. O resultado da solicitação foi disponibilizado em 1 de fevereiro no Sistema Encceja.
Clique aqui para saber o tema da Redação do ENCCEJA em 2021!