Conteúdo
Prova do Enade 2018 – Veja como vai funcionar a prova neste ano!
Prova do Enade 2018 – Confira quais cursos serão avaliados pelo Enade no ano de 2018!
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) vai avaliar os rendimentos dos estudantes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidade e conhecimentos adquiridos em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudantes na Prova do Enade 2018 deve constar em seu histórico escolar, A primeira vez que o Enade foi aplicado acontecem em 2004 e a periodicidade da avaliação é no máximo trienal para cada área de conhecimento.
O objetivo do Enade é conferir o desempenho dos alunos dirigidos aos conteúdos programáticos previstos em diversas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento das matérias e também das habilidades necessárias quando se aprofunda da formação geral e também profissional, e o nível que os estudantes se encontram em relação a real situação do ensino no Brasil, tudo isso integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Continue com a gente e saiba mais detalhes sobre a Prova do Enade 2018, como é seu estilo e onde você pode se inscrever. Confira tudo isso a seguir!
Foto: Divulgação
Como é a Prova do Enade
A Prova do Enade 2018 vai seguir o mesmo formato das edições passadas. Os alunos terão 40 questões para resolver, estas são de componentes de formação geral (que são comuns a todos os participantes) e dos componentes específicos de cada área. A prova dividida da seguinte forma:
- – Componente de formação Geral: Serão 10 questões (2 discursivas e 8 objetivas);
- – Componente Específico: Serão 30 questões (3 discursivas e 27 objetivas.
De acordo com informações divulgadas pelo INEP, a prova do Enade 2018 está marcada para o dia 25 de novembro de 2018. E deve participar os seguintes estudantes, quem deve cadastrar os estudantes é a instituição superior:
-
Foto: Divulgação
– Ingressantes: estudantes que iniciaram o curso este ano e que já fizeram até 25% da carga horária mínima.
- – Concluintes de bacharelado: alunos com previsão de terminar o curso superior até julho de 2019 ou que já fizeram pelo menos 80% da carga horária.
- – Concluintes dos cursos superiores de tecnologia: universitários que pretendem colar grau até dezembro de 2018 ou que já tenham cumprido 75% da carga horária.
- – Ingressantes e concluintes irregulares: estudantes que foram chamados para o Enade anterior, mas, por algum motivo, não fizeram a prova.
Veja tudo sobre as Principais Perguntas sobre o Encceja 2018!
Inscrição Enade 2018
Foto: Divulgação
A Inscrição Enade 2018 deve ser realizada pelos coordenadores dos cursos, isso através da página oficial do Enade (anexada no final da matéria), até o mês de novembro. Porém a responsabilidade preencher as informações pessoas é do participante, e também de solicitar o atendimento específico ou especializado (Caso seja preciso).
Também é obrigatório que cada aluno habilitado responda ao Questionário do Estudante. Não será permitido responder esse documento após a realização do exame.
Inscrição pode ser feita neste site pelos coordenadores dos cursos: http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
Veja abaixo a lista de cursos que serão avaliados neste ano do Enade:
Os cursos que serão avaliados no Enade 2018 podem ser divididos em dois grupos:
Grau de bacharel:
- – Administração;
- – Administração Pública
- – Ciências Contábeis;
- – Ciências Econômicas;
- – Comunicação Social – Jornalismo;
- – Comunicação Social – Publicidade e Propaganda;
- – Design;
- – Direito;
- – Psicologia;
- – Relações Internacionais;
- – Secretariado Executivo;
- – Serviço Social;
- – Teologia;
- – Turismo.
Grau de tecnólogo:
- – Tecnologia em Comércio Exterior;
- – Tecnologia em Design de Interiores;
- – Tecnologia em Design de Moda;
- – Tecnologia em Design Gráfico;
- – Tecnologia em Gastronomia;
- – Tecnologia em Gestão Comercial;
- – Tecnologia em Gestão da Qualidade;
- – Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
- – Tecnologia em Gestão Financeira;
- – Tecnologia em Gestão Pública;
- – Tecnologia em Logística;
- – Tecnologia em Marketing;
- – Tecnologia em Processos Gerenciais.