Para que serve a DECLARAÇÃO de PROFICIÊNCIA do ENCCEJA 2020 / 2021: Entenda como funciona a certificação e a declaração de proficiência do Exame!
Está chegando: a principal prova do Brasil para quem quer terminar o Ensino Médio ou Ensino Fundamental vai acontecer em abril. Até lá muitas pessoas estão com dúvidas sobre como funciona a certificação e para que serve a declaração de proficiências do Encceja 2022/2021.
Por isso, a seguir, vamos trazer todas as informações que você precisa sobre essa edição do exame. Entenda e saiba exatamente quais são as opções para quem vai fazer a prova ou está pensando em obter os certificados em breve.
Imagem: Divulgação
Conteúdo
Prova do Encceja 2021
Antes de falarmos da certificação é importante lembrar como vai ser a prova do Encceja 2021. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente, mas passou por problema no ano passado.
Por conta da pandemia, a prova do Encceja 2020 foi transferida para esse ano. Ou seja, para garantir a segurança e maiores cuidados com a saúde dos participantes, vamos ter neste ano o exame atrasado do ano passado.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova, confirmou detalhes sobre os números de inscrições do Encceja 2021. De acordo com o órgão ligado ao MEC, foram um total de 1.630.046 pessoas inscritas: ou seja, houve uma queda de 45% em relação aos inscritos em 2019.
A maioria dos beneficiários vão fazer o Encceja Ensino Médio 2021: são 1.328.608 no total. Interessados na prova do Ensino Fundamental ficaram em apenas 301.438.
Declaração de Proficiência x Certificado do Encceja 2021
Agora que a prova se aproxima muitas pessoas querem saber exatamente qual é a diferença entre declaração de proficiência e certificado do Encceja 2021. Esses são os dois tipos de documentos disponibilizados para quem faz a prova e consegue as notas mínimas.
A diferença é que a declaração de proficiência do Encceja é uma espécie de certificação de que o estudante conseguiu a nota mínima em uma ou mais disciplinas, mas não em todas. Resumindo: se você consegue passar apenas no exame de Matemática, na próxima edição você terá proficiência nessa matéria e não precisará fazer novamente.
Já o certificado do Encceja 2021 é quando o aluno consegue eliminar todos os eixos de estudo. É a comprovação de que ele terminou os estudos. Sempre lembrar que quem conseguir o certificado de Ensino Médio do Encceja terá automaticamente terminado também o Ensino Fundamental. Por isso, muitas pessoas procuram essa prova específica apenas.
As provas mais procuradas do Encceja 2020/2021 para quem vai se inscrever apenas em uma ou mais disciplinas foram, em ordem:
Encceja Ensino Médio:
- Matemática e suas Tecnologias: 1.180.500 inscritos;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 1.065.461;
Encceja Ensino Fundamental:
- Português, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação: 267.314;
- Matemática: 266.155.
Como pegar o Certificado do Encceja
Finalmente, muitos também estão querendo saber como pegar o certificado do Encceja 2019 ou de outra edição que participou anteriormente. A ideia é que o processo de certificação siga o mesmo de anos anteriores.
Ou seja, quem ainda tem dúvidas sobre como solicitar o certificado do Encceja 2020 deve saber que isso é feito por duas instituições:
- Secretarias de Educação (municipais);
- Institutos Federais.
Você deve se informar sobre qual é a forma de retirada do certificado do Encceja na sua região. Procure o IF ou Secretaria de Educação mais próximo e tenha em mãos o número de sua inscrição no exame e os documentos pessoais de identificação (com foto).