Conteúdo
O que é Certificação Parcial do Encceja? Confira no texto!
Você já sabe exatamente como funcionam os certificados do Exame Nacional? Então confira!
Primeiramente é importante lembrar que existem diversas formas de terminar os estudos. Mas a mais rápida e eficiente prova do país é o Encceja. Com aplicação em mais de 600 municípios, esse exame gratuito está sendo cada vez mais procurado.
Quem não conhece ainda, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos oferece diplomas para quem ainda não conseguiu terminar sua educação básica. São chances para provas de Ensino Médio e Ensino Fundamental.
Resumidamente, selecionamos mais informações sobre como funcionam os documentos/certificados do exame. Confira e saiba como mudar a sua vida profissional e pessoal rapidamente!
Foto: Divulgação
Certificados Encceja
Antes de mais nada você sabia que existem dois tipos de Certificados do Encceja? Exatamente! Você pode conseguir chegar mais próximo de terminar os estudos mesmo que não passe em todas as disciplinas.
O que acontece é que o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza duas modalidades de certificação. Quem organiza a prova é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulga também os resultados e detalhes das notas.
Em suma, os candidatos podem obter dois tipos de documentação:
- Certificado Parcial de Proficiência do Encceja;
- Diploma de Conclusão (do Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
Mas o que é exatamente cada uma delas? Como indica o nome, o diploma de conclusão do Encceja é voltado para quem conseguiu terminar os estudos. Ou seja, para quem obteve nota mínima em todas as disciplinas. Mas e o parcial? Como funciona?
Certificado Parcial Encceja
Mas e como funciona o Certificado Parcial do Encceja? De forma resumida, todos os candidatos que conseguiram a nota mínima em um eixo de conhecimento mas não alcançaram em todas as provas, podem requerir esse documento.
Com a declaração parcial de proficiência do Encceja todos os candidatos “eliminam” as disciplinas que conseguiram as nota mínimas. Ou seja, na próxima edição poderão apenas fazer a inscrição nas disciplinas que faltam.
É possível usar essa documentação, portanto, para terminar mais rapidamente os seus estudos. Isso faz com que você não precise refazer sempre toda a prova e sim apenas os eixos que faltaram!