Novas mudanças estão previstas no Encceja 2021: Ministério da Educação confirmou um grupo de trabalho (GT) interno para discutir Encceja e Enem!
O Ministério da Educação (MEC) adicionou ao Diário Oficial da União (DOU) a criação de um grupo de trabalho que vai discutir novas mudanças no Encceja. A ideia é ter reuniões para debate das principais provas do país.
Com isso, serão discutidas as aplicações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba o que foi confirmado até o momento.
Imagem: Cadu Rolim / Agência O Globo / Divulgação
Conteúdo
Mudanças no Encceja e Enem 2021
No Diário Oficial da União do dia 18 de julho foi confirmada a discussão de mudanças no Encceja e Enem 2021. Essa reunião aconteceu a partir de um novo grupo de trabalho (GT) com pessoal do MEC e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A equipe que vai discutir as mudanças será formada por membros do Instituto e também de secretarias (como Educação Básica – SEB – e Educação Superior – Sesu). Esses são os principais organizadores dos exames.
O Ministério da Educação não divulgou os resultados da primeira reunião sobre as mudanças no Encceja 2021 e no Enem. O G1 afirmou ter entrado em contato com o MEC, mas não obteve respostas diretas.
Prova do Encceja Digital em 2022?
Uma das principais especulações diz respeito à forma como os exames são aplicados hoje em dia. Tanto o Enem como o Encceja ainda acontecem com provas impressas – o que gera um alto custo de aplicação.
Por isso, não seria uma surpresa que uma das discussões internas seja sobre a prova do Encceja no formato digital em 2022. E por que podemos pensar nisso?
No dia 27 de maio, Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Cadastro Nacional de Educação CNE), afirmou que o Enem está “ultrapassado”. De acordo com ela, a aplicação impressa “não faz sentido num mundo conectado à internet”.
Como o Enem nessa modalidade já está sendo testado, é muito provável que o mesmo aconteça com a prova para quem quer terminar os estudos. O Encceja Digital 2022 pode ser uma realidade levando em consideração essa vontade de “atualizar” a aplicação.
Mais de uma prova do Encceja por ano
A presidente do CNE também sugeriu outros pontos que, para ela, poderiam ser mudados no Exame Nacional do Ensino Médio. É possível imaginar que o mesmo seja visto para quem busca a certificação. Uma dessas mudanças pode ser mais de uma aplicação do Encceja por ano.
A recomendação de Maria Helena Guimarães de Castro para o Enem é a aplicação de duas ou três vezes ao ano – de forma 100% digital. O mesmo pode estar sendo pensado para o Exame Nacional de Certificação.
É importante lembrar que a aplicação de mais de uma prova do Encceja ao ano é apenas uma especulação. O MEC ainda não divulgou detalhes sobre o que está sendo discutido nesse grupo de trabalho.
Encceja 2021
Por fim, é importante lembrar que o que está confirmado são duas aplicações do Encceja em 2021. Serão as provas na modalidade Nacional (para o país todo) e PPL (para pessoas privadas de liberdade).
Ambas as provas são do Encceja 2020 – que estão atrasadas por conta da pandemia. O exame nacional está marcado para o dia 29 de agosto, enquanto a prova na modalidade PPL ficou para os dias 13 e 14 de outubro.
Para saber mais sobre o cronograma do Encceja em 2021, acesse: https://www.encceja2018.pro.br/cronograma-do-encceja-2020-atualizado-provas-vao-acontecer/