Confira como ser um fiscal de prova do Exame Nacional do Ensino Médio e saiba como funciona para o Encceja!
Atenção: o Ministério da Educação (MEC) divulgou a inscrição para quem quer trabalhar no Enem 2021. O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro.
Mas e quem quer trabalhar no Encceja, como vai ser? Confira a seguir as últimas notícias e saiba como ser um fiscal nas principais provas do país.
Inscrição para trabalhar no Enem 2021 está aberta! / Imagem: Divulgação.
Conteúdo
Trabalhar Enem 2021
A inscrição para trabalhar no Enem 2021 está aberta! Os interessados em ser “encarregados da aplicação da prova” do Exame Nacional do Ensino Médio já podem fazer o cadastro.
De acordo com o site Escola Educação, os cargos são esses e os inscritos para trabalhar no Enem serão fiscais de sala e de corredores.
Como sempre acontece, o processo será organizado pelo Instituto Nacional para Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os selecionados vão fazer um treinamento antes de assumirem a função.
Quem pode trabalhar Enem 2021
Mas então quem pode trabalhar no Enem 2021? Existem alguns pré-requisitos para quem quer fazer a inscrição e ganhar um dinheirinho extra atuando no Exame Nacional.
Os interessados e quem pode fazer inscrição no Enem 2021:
- É necessário ter formação de ensino médio, no mínimo;
- Proibido ter cônjuge, companheiro ou parente próximo que vai fazer o Enem 2021;
- Fiscal não pode ter se inscrito para o exame;
- Necessário ser servidor público do Poder Executivo Federal e professor efetivo – em exercício das redes públicas de ensino estaduais e municipais.
Como fazer inscrição para trabalhar no Enem 2021
O Portal da Rede Nacional de Certificadores já está aberto para receber as inscrições. É importante ficar atento porque o prazo para ser fiscal do Enem 2021 é até o dia 09 de agosto.
O passo a passo de como fazer inscrição para ser fiscal no Enem 2021 é o seguinte:
- Acesse o site para certificadores do Enem Inep (http://certificadores.inep.gov.br/certificadores/);
- Clique em ‘Cadastre-se’ – caso não consiga acessar aperte mais uma vez até abrir uma nova página;
- Agora adicione CPF, data de nascimento e e-mail (duas vezes);
- Aperte em salvar;
- Agora é só seguir o restante do passo a passo normalmente.
Os candidatos podem escolher até três cidades ou sub-regiões entre as opções disponíveis.
Inscrição para trabalhar no Encceja 2021
Finalmente, muitas pessoas também estão procurando inscrição para trabalhar no Encceja 2021 já que a prova está marcada para o dia 29 de agosto.
O problema é que o Inep ainda não deu detalhes sobre como trabalhar no Encceja 2021 (de forma externa). É provável que as secretarias de educação recebam orientações para coordenar esses processos regionalmente.
Algumas instituições oferecem aos trabalhadores internamente a oportunidade de ser colaborador do Encceja 2021. Por isso, se você é professor, procure mais informações na escola que trabalha.
Ainda não estão abertas oportunidades para público em geral.