Conteúdo
Fui mal no Encceja 2019, e agora? Qual o próximo passo? Confira algumas dicas…
Já pensou no que fazer se não conseguir as notas mínimas no Exame de Certificação? Então confira mais informações!
Para começar, você participou de alguma edição do Encceja? Milhares de brasileiros e brasileiras de todo o país fizeram o exame pensando em terminar os estudos. Essa é uma maneira rápida e eficiente de finalizar o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Mas e se eu fui mal no Encceja 2019, e agora? Essa é uma pergunta que surge com frequência por parte de quem acha que não conseguiu ter um bom desempenho. Por isso vamos falar um pouco sobre quem está nesta situação.
Finalmente, confira algumas das principais possibilidades para quem não conseguiu boas notas. Saiba o que fazer e fique por dentro para conseguir terminar a sua educação básica rapidamente.
Resultados Encceja 2019
Primeiramente, logo serão anunciados os Resultados do Encceja 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas serão lançadas em dezembro.
Ou seja, logo mais todos os candidatos poderão saber oficialmente como foram os seus desempenhos. Antes disso, porém, já é possível ter uma noção com base no gabarito do Encceja 2019.
Se você acompanhou e acha que foi muito mal, tenha calma. A primeira coisa que você deve fazer é aguardar os resultados oficiais para garantir qual foi sua nota. Muitas pessoas desistem antes mesmo de saber o resultado e acabam nem sabendo que podem retirar o seu certificado.
Por isso aguarde as notas do Encceja 2019 que serão divulgadas no início de dezembro. A partir daí você pode começar a definir o seu futuro e o que você poderá fazer.
Encceja 2020
Resumidamente, mesmo se você foi mal na última edição da prova você ainda poderá contar com o Encceja 2020. A melhor dica para quem não conseguiu passar em 2019 é fazer uma boa preparação e garantir boas notas no ano posterior.
Muitos candidatos conseguem, inclusive, eliminar algumas disciplinas. Isso garante que você poderá focar nas matérias que possui maior dificuldade. Isso acontece porque a declaração parcial de proficiência garante que você não precise fazer toda a prova no ano posterior.
Portanto, aguarde o edital do Encceja 2020 que deverá ser lançado entre fevereiro e abril do próximo ano. Pode ser a melhor opção para quem quer terminar os estudos sem precisar pagar nenhuma mensalidade ou taxa de inscrição.
Quem está com muita pressa pode buscar uma escola que oferece Educação para Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade, porém, deve demorar muito mais tempo e em alguns casos não é grátis.