ENCCEJA 2020 / 2021 – Como FUNCIONA a NOTA? Entenda como funcionam as provas do Encceja para terminar os estudos e saiba quantas questões você deve acertar em 2021!
Muitas pessoas estão querendo saber neste momento como funciona a nota do Encceja 2020/2021. Com a prova se aproximando muitos candidatos procuram entender exatamente como é a correção do exame neste ano.
Por isso vamos trazer todas as informações para quem pretende fazer a prova. Saiba exatamente como o Ministério da Educação (MEC) faz as correções e como você pode obter as notas mínimas de forma tranquila.
Imagem: Divulgação
Conteúdo
Nota Encceja 2020/2021
Antes de falar da avaliação é necessário lembrar exatamente como funciona a nota do Encceja 2020/2021. A boa notícia é que a estrutura do exame não mudou esse ano e seguirá como acontecia em edições passadas.
Isso quer dizer que a nota para passar no Encceja 2021 precisa ser de metade do valor total (tanto nas disciplinas como na redação). De forma detalhada, os candidatos precisam obter os seguintes desempenhos:
- Nota mínima Encceja 2021 nas provas específicas: 100 (do total de 200);
- Nota mínima redação Encceja 2021: 5 (do total de 10).
Mas e como saber se vai conseguir a nota para passar no Exame Nacional para Certificação de Competências? Explicamos com mais detalhes a seguir.
Como funciona a nota do Encceja 2021
Mas então como funciona a nota do Encceja 2021? Essa prova é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que também é responsável pelo Enem. A correção das duas provas acontece da mesma forma: usando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
E como funciona o TRI na correção do Encceja? Para entender essa fórmula é importante lembrar de uma palavra-chave: coerência. No momento de fazer o exame você vai encontrar questões consideradas “fáceis”, “médias” e “difíceis”: o que o TRI verifica é se você acertou as questões fáceis ou difíceis e se a sua prova “faz sentido”.
Ou seja: a correção do Encceja 2021 vai procurar saber se você chutou ou se realmente fez a prova. Quem acertar mais questões difíceis e errar as fáceis, por exemplo, deverá ter uma nota menor do que quem acertou mais questões fáceis e médias e errou as difíceis. O sistema entende que, nesse caso, não houveram “chutes”, mas sim uma prova coerente.
Calcular Nota do Encceja 2020/2021
Mas afinal: é possível calcular a nota do Encceja 2021? Não exatamente. O TRI não funciona com um número específico de questões e os valores de cada questão não são específicos.
Os professores e especialistas, porém, trabalham com um número que pode ser uma referência: 15. De acordo com experiências em provas anteriores é possível confirmar que o número de questões certas para passar no Encceja é 15 (em cada matéria).
IMPORTANTE: esse não é um cálculo definitivo. Ou seja, pode acontecer na próxima edição os casos de pessoas que acertaram esse número de questões e não passou, mas é pouco provável que aconteça.
Sempre lembrando que as provas do Encceja 2020 vão acontecer em 2021 e continuam com a mesma formatação: 20 questões de múltipla escolha em quatro eixos de ensino diferentes e uma proposta de redação.
Preparação para o ENCCEJA 2020 / 2021 já COMEÇOU: VIDEOAULAS, SIMULADO e APOSTILAS!