Conteúdo
Encceja 2019 – Você teve que faltar ao exame? Confira na matéria como proceder!
Milhões de pessoas fizeram a inscrição para participar da principal prova de certificação do país! Ainda assim, muitos candidatos não conseguir ir até o local de provas. Saiba o que pode acontecer e fique atento!
Faltar a prova do Encceja – O número de inscritos para fazer uma das principais provas do país neste ano foi recorde! Isso significa que muitas pessoas querem terminar os estudos e mudar a sua vida profissional e pessoal.
É para isso que grande parte das pessoas procura o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Essa é uma das maneiras mais interessantes de finalizar sua educação em apenas um dia.
Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem está tentando obter um novo currículo mais valorizado. Confira o que acontece com quem fez a inscrição mas não foi participar da prova!
Foto: Divulgação
Não fui na prova do Encceja, e agora?
Muitas pessoas possuem uma preocupação grande já que não conseguiram comparecer ao seu local de prova na aplicação dos exames. Mas e o que acontece com quem faltou no Encceja mesmo depois de ter feito a inscrição?
Ainda não não se sabe exatamente quais vão ser os próximos passos do Ministério da Educação (MEC) já que em edital para esse ano a organização apontou que os candidatos ausentes deveriam pagar uma “multa” para conseguir participar da edição no próximo ano.
O que acontece, porém, é que ninguém precisou pagar para fazer o Encceja – mesmo que tenha faltado no ano passado. Em pronunciamento oficial, o atual Ministro da Educação indicou um caminho possível quando perguntado sobre a grande taxa de ausência – apenas 39% dos candidatos compareceram neste ano.
Taxa Prova do Encceja
Quando o assunto é a taxa da prova do Encceja para quem faltou, ao que tudo indica, não serão cobrados valores no próximo ano. Isso porque a lei não permite que aconteça esse tipo de cobrança.
De acordo com o ministro: “A lei determina que a gente não cobre das pessoas que fazem a prova. Então é um custo direto para o pagador de imposto, não para quem faz a prova. Daí explica também a alta abstenção. O custo para a pessoa não fazer a prova é mínimo”.
Ou seja, é necessário aguardar o próximo edital em 2020 para verificar se o Inep vai cobrar ou se vai continuar como está. Até agora o Encceja é gratuito e provavelmente se manterá dessa forma.