Novidade nas REGRAS do ENCCEJA 2020/2021: Veja todos os detalhes sobre as principais regras do Exame de Certificação para quem quer terminar o Ensino Médio e Fundamental em 2021!
Está confirmada a principal prova de certificação do país neste ano! O edital com as regras do Encceja 2020/2021 já está disponível com todos os detalhes sobre como vai ser a aplicação do exame neste ano.
A prova vai acontecer de forma atrasada já que a pandemia impediu a aplicação que acontece de forma anual. A boa notícia é que a data para esse ano já está disponível junto com o restando do cronograma. Confira e saiba como vai ser a prova e quem pode participar!
Imagem: Divulgação
Regras Encceja 2021
Você já conferiu todas as regras do Encceja 2021? Muitas pessoas estão querendo saber exatamente como vai ser a aplicação do exame já que essa edição vai ser diferente de todas as anteriores por conta da pandemia do Covid-19.
O primeiro destaque foi a necessidade de justificativa de ausência do Encceja. O edital desta edição de 2020 (que vai acontecer em 2021) confirmou que todas as pessoas que faltaram na edição de 2019 teriam que justificar o porquê.
A justificativa do Encceja 2019 aconteceu em dezembro de 2020 e foi voltada para quem fez a inscrição na edição de dois anos atrás e faltou na aplicação das provas. Nesse caso, quem quer fazer o exame agora precisa pagar uma multa.
A multa para o Encceja 2021 é de R$ 40,00 que devem ser pagos depois de feitas as inscrições. O pagamento acontece através de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Quem pode fazer Encceja 2021
E de acordo com as novas regras, quem pode fazer o Encceja 2021? Essa é uma das perguntas que também estão sendo muito repetidas. Mas muita calma nessa hora já que os pré-requisitos não mudaram.
Quem pode terminar os estudos com Encceja são:
- Candidatos com idade igual ou superior a 15 anos de idade (Ensino Fundamental);
- Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos (Ensino Médio);
- Inscritos no Encceja 2019 que faltaram ao exame precisam ter feito a justificativa de ausência ou pago a multa no momento da inscrição;
- Pessoas que ainda não terminaram o Ensino Fundamental ou Médio.
Ou seja, o Encceja 2021 vai ser gratuito e aberto para todos que não terminaram os estudos ainda. Os únicos que precisam pagar para fazer o exame de certificação são aqueles que faltaram na edição de 2019.
Provas Encceja 2021 Inscrição
A inscrição para o Encceja 2021 vai acontecer entre os dias 11 e 22 de janeiro. A prova está marcada para o dia 25 de abril deste ano e vai acontecer em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Se a dúvida é como vão ser as provas do Encceja 2021, fique tranquilo: o exame continua contando com aplicação em dois turnos (manhã e tarde). Cada matéria possui um total de 30 questões de múltipla escolha e é necessário fazer uma redação com tema definido pelo Inep.
O Ministério da Educação (MEC) deve lançar, mais adiante, uma portaria definindo também as regras do Encceja 2021 coronavírus. Como aconteceu no caso do Enem, deverá ser obrigatório o uso de máscaras que protegem bem a boca e o nariz: o exame deve acontecer também com maior espaçamento entre as carteiras.
Assim que surgirem novidades, vamos trazer em primeira mão!