Confira qual é a situação da principal prova do Brasil para quem quer terminar os estudos: saiba mais sobre o Encceja em 2022!
O Brasil está passando por diferentes crises neste momento. Especialistas dizem que uma das crises recentes é também na educação e no acesso ao ensino superior. O pedido de demissão em massa de funcionários do Inep pode acabar afetando também outros exames além do Enem 2021.
Mas afinal, como isso pode afetar o Encceja 2022? A seguir vamos explicar todos os detalhes do que está acontecendo no Ministério da Educação (MEC).
Encceja 2022: Demissão em massa do Inep vai afetar a prova? Como vai ser? / Imagem: Reprodução Globo.
Conteúdo
Demissões do Inep 2021
Vamos começar falando sobre a principal notícia dessa segunda semana de novembro: os pedidos de demissão no Inep por parte de 29 funcionários ligados ao órgão.
A notícia teve um grande impacto nesta segunda-feira (08) porque faltam menos de 20 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com as demissões as provas podem sofrer diretamente.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela organização do Enem e também do Encceja, por isso houve o impacto imediato.
Demissões vão afetar o Encceja?
A grande dúvida é: esses pedidos de demissão vão afetar o Encceja em 2022? De imediato, o que se sabe é que as provas do Enem podem ser afetadas porque já estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro de 2021.
Quanto ao Encceja, o que pode acontecer é um atraso nas últimas informações sobre a última aplicação da prova. Isto é, quem está esperando as notas da prova de 2020 (que só foi aplicada neste ano) pode ter mais uma demora.
Outro ponto importante é o pedido de demissão de Eduardo Carvalho, coordenador-geral de exames para certificação. Isto é, um dos responsáveis pelo Encceja foi quem pediu o seu desligamento.
Até o momento (a matéria está sendo escrita no dia 08 de novembro), o Inep ainda não se posicionou sobre o Encceja e se as próximas provas serão afetadas.
Encceja 2022 – Como vai ficar
Entre as demissões de impacto na sexta-feira (6), além de Eduardo Carvalho, o servidor Hélio Junio Rocha Morais também pediu para sair do Inep. Ele era coordenador-geral de logística da aplicação.
Com isso ainda não se sabe como vai ficar o Encceja 2022. A ideia que chegou a ser estudada de duas aplicações no mesmo ano possivelmente será deixada de lado.
O Inep agora precisa correr atrás e achar novos profissionais com experiência dentro do Ministério da Educação para conseguir fazer a prova no início do ano que vem.
Quando sai as notas do Encceja 2021
Por fim, quando vão sair as notas do Encceja 2020 (aplicado em 2021)? O Inep também ainda não divulgou esses detalhes.
Levando em consideração anos anteriores, é possível que as notas sejam lançadas no fim de novembro ou início de dezembro deste ano. Mas ainda é necessário aguardar para ver as notas do Encceja em 2021 pela Página do Participante.